O funil de vendas nada mais é do que um modelo estratégico de negócios que apresenta os estágios da jornada do cliente em contato com sua empresa.
Ele possibilita a análise e a criação de estratégias que visam atrair, qualificar e converter os leads em clientes da sua marca. Com um conjunto de etapas e gatilhos, o funil de vendas funciona como um suporte para a jornada de compra das personas de um negócio.
Confira agora quais são as principais etapas do funil de vendas.
O funil de vendas possui, em geral, 3 grandes etapas que começam na atração do consumidor e terminam no fechamento de um negócio.
Saiba mais sobre elas.
O topo de funil é a etapa de aprendizado e descoberta. É por meio dela que os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido.
Com isso, com o objetivo de levá-los ate o fundo do funil, é preciso atrair esse público com conteúdos que possam educá-lo, informá-lo ou até mesmo entretê-lo.
Nessa etapa do funil é comum oferecer conteúdos ricos, como infográficos e eBooks, em troca de algumas informações simples como nome, e-mail e profissão. Ao fazer o download desses materiais, o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.
O meio de funil consiste no reconhecimento do problema e a consideração da solução. Neste momento, o lead já sabe que tem um problema e está considerando resolvê-lo, mas ainda não sabe como fazer isso.
O papel do seu negócio nessa etapa é qualificar o lead com dicas e técnicas que mostrem que você é expert na área. Este é o momento de trabalhar na qualificação e amadurecimento do lead, a fim de levá-lo mais longe no funil de vendas.
Na última etapa, temos o fundo de funil, que atua para levar o cliente à decisão de comprar o seu produto. Após terem sido educados e qualificados, os leads já estão prontos para resolver o problema adquirindo a sua solução.
Para chegar até aqui, é muito importante trabalhar bem o topo e o meio de funil, pois são eles que estabelecem uma relação de confiança com seu cliente, fazendo com que enxerguem seu negócio como autoridade no assunto.
No fundo de funil, é hora de abordar o seu consumidor e oferecer a sua solução como a melhor escolha para o problema que ele está enfrentando.
Neste artigo, entendemos como funciona o funil de vendas e como ele pode ser uma ferramenta muito importante para a estratégia da sua empresa.
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