Retenção de alunos: 7 estratégias para aumentar a permanência em sua instituição

Segunda, 9 de setembro de 2024

Qual a importância da retenção de alunos?

Reter a matrícula de alunos em um curso evita consequências negativas para a instituição, tanto no âmbito financeiro como educacional. Alunos engajados fazem uma boa representação da organização, gerando maior satisfação e credibilidade para a instituição e seus docentes

Isso é importante para o marketing da empresa, atraindo mais alunos por meio de indicação e divulgação de ex-estudantes satisfeitos. 

Quais as melhores estratégias para aumentar a retenção de alunos?

Cada instituição pode realizar estratégias que atendam às suas necessidades. Porém, em geral, algumas ações podem facilitar a permanência e a satisfação de alunos em uma organização.

Confira quais são elas. 

 

  • Orientação e suporte desde o início

 

É importante se mostrar disponível para os estudantes a todo o tempo. Proporcione um programa de orientação que inclua informações sobre a estrutura do curso, expectativas de estudo, recursos disponíveis, suporte técnico e métodos de comunicação com os instrutores e colegas de classe.

Quando sua instituição demonstra estar presente para os alunos, eles se sentem mais acolhidos e mais suscetíveis a aderir ao curso. 

 

  • Comunicação clara e regular

 

Estabeleça meios de comunicação com os alunos durante todo o período do curso. Crie grupos de estudo, fóruns de discussão e esteja disponível para responder e-mails e outros tipos de interação. 

Mantenha uma rotina de feedbacks para estimular o desenvolvimento dos alunos e entender o que pode ser melhorado na instituição. 

 

  • Conteúdo interativo e envolvente

 

Torne o aprendizado estimulante para os estudantes desenvolvendo materiais de aprendizagem interativos e envolventes, como vídeos, jogos educacionais e atividades práticas. Essa estratégia auxilia na promoção de um aprendizado mais dinâmico e engajador para os alunos. 

 

  • Suporte acadêmico personalizado

 

Certifique-se de oferecer um suporte acadêmico personalizado, permitindo que os alunos recebam ajuda individualizada para suas dúvidas.

Promova tutorias online, sessões de perguntas e respostas com os tutores e sessões de revisão de conteúdo. Tudo isso é fundamental para que o aluno sinta que a instituição se preocupa com seu aprendizado. 

 

  • Fóruns de discussão e colaboração entre alunos

 

Crie ferramentas para que os alunos possam discutir e colaborar entre si durante o curso. Os fóruns de discussão são uma ótima opção nesse sentido, visto que permitem a interação em tempo integral de alunos e professores para o compartilhamento de ideias, experiências e dúvidas. 

 

  • Acesso facilitado a recursos e tecnologia

 

Garanta o acesso facilitado a recursos necessários para a realização do curso. Ofereça videoaulas de qualidade, materiais didáticos digitais, biblioteca online e suporte técnico eficiente, além de uma plataforma EAD de confiança e com interface intuitiva. 

 

  • Promoção da motivação e autodisciplina

 

Trabalhe a motivação e a autodisciplina dos estudantes para que sejam protagonistas de seu próprio aprendizado. Incentive-os por meio de metas claras, feedback positivo e reconhecimento de conquistas.

Como vimos, algumas estratégias são fundamentais para aumentar a retenção de alunos em sua instituição e promover o engajamento e a satisfação durante o curso. Com isso, sua organização tem resultados mais positivos, como um marketing mais eficiente e fidelização de alunos. 

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