Qual a importância de aplicar a comunicação não-violenta em seu negócio?

Quinta, 10 de agosto de 2023

Saber se comunicar bem é uma das habilidades mais valorizadas pelas organizações atualmente. Conseguir transmitir suas ideias de forma assertiva e empática é muito importante, assim, aplicar a comunicação não-violenta no dia a dia é fundamental para obter um bom clima organizacional.

Saiba qual é a importância de incentivar a comunicação não-violenta em seu negócio.

Por que é importante praticar a comunicação não-violenta no ambiente corporativo?

Praticar a comunicação-não violenta e promover uma escuta ativa é fundamental para construir um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo. Seus benefícios se estendem não somente ao âmbito profissional, mas também ao pessoal.

Confira alguns benefícios proporcionados pela prática da comunicação não-violenta.

 

  • Resolução pacifica de conflitos

 

Quando a comunicação não-violenta entra em cena, os conflitos podem ser resolvidos de forma mais pacifica. Assim, é possível exercitar a empatia e se colocar no lugar do outro mais facilmente. 

Comunicar-se dessa forma é respeitar o espaço do outro e participar ativamente na construção de um bom clima organizacional.

 

  • Ambiente de trabalho mais acolhedor

 

Nada pior do que estar em um ambiente onde os conflitos são constantes e não há espaço para discussões saudáveis, certo? Organizações com essas características podem estar fadadas a ter um alto índice de turnover e de insatisfação por parte dos colaboradores.

Nesse sentido, incentivar a prática da comunicação não-violenta, dentro de toda a hierarquia da empresa, é o caminho para criar um ambiente de trabalho mais acolhedor.

 

  • Bons relacionamentos interpessoais

 

Aprender a comunicar-se de forma não violenta envolve ter consideração pela forma de ser, agir e pensar das outras pessoas. Com isso, torna-se mais fácil ter mais consciência de suas ações no momento de resolver problemas e mediar conflitos.

Este cuidado com o outro é fundamental para a manutenção dos relacionamentos nas empresas, e, consequentemente, para a manutenção de um bom clima organizacional.

 

  • Abertura ao diálogo

 

Uma comunicação agressiva é a receita para deixar o ambiente de trabalho mais desconfortável. Quando sabemos que não temos abertura para expressar ideias e manifestar desconfortos, tendemos a guardá-los para nós, o que pode até atrapalhar o desenvolvimento da empresa.

Por isso, aplicar a comunicação não-violenta, em qualquer cenário, é importante para que todos se sintam confortáveis e confiantes em expressar suas ideias e discutir opiniões abertamente.

 

  • Aumento da produtividade

 

Organizações que investem na comunicação não-violenta podem aumentar a produtividade de suas equipes. Isso porque pessoas que se sentem acolhidas em um ambiente de comunicação assertiva e empática têm mais chances de performarem seu trabalho com mais agilidade e eficiência.

 

  • Manutenção de uma cultura colaborativa

 

Para criar uma cultura de colaboração dentro do seu negócio, é importante pensar que uma boa comunicação é um dos principais pilares a serem construídos. Uma organização que incentiva a comunicação assertiva e não-violenta fortalece um ambiente de respeito e empatia entre colegas.

Como vimos, aplicar a comunicação não-violenta no dia a dia da sua empresa é importante não apenas pelo benefício intrínseco a ela, mas também para construir um bom clima organizacional em sua empresa.

Este artigo foi útil para você? Nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo! Estamos no Instagram, LinkedIn e Facebook.