Com o rápido crescimento de cursos EAD no Brasil e no mundo, os cursos livres ganham um grande destaque na área da educação. Mas você sabe exatamente o que são cursos livres?
Essa modalidade de educação oferece diversos cursos, capacitações e outros aprendizados que não passam pela regulação do MEC, porém, diferente do que acredita o senso comum, isso não quer dizer que o ensino não é de qualidade. Leia neste artigo um pouco mais sobre o que são cursos livres e o que você precisa para montar um.
O que são cursos livres?
Os cursos livres fazem parte de uma modalidade de ensino que busca qualificar, ensinar habilidades específicas - habilidades práticas, por exemplo -, línguas estrangeiras entre outras coisas. No Brasil, alguns cursos são chamados de livres por não passar pela regulamentação do MEC, o que quer dizer que as leis de funcionamento e certificação são muito mais flexíveis.
Por exemplo, um curso livre não exige escolaridade prévia, não prevê duração mínima e não exige formação específica de professores e instrutores. Por isso, os cursos livres hoje são oferecidos com uma ampla variedade de temas e formatos, inclusive, em EAD.
O crescimento dos cursos livres se apresentou como uma oportunidade para empreendedores individuais a se lançarem em um novo modelo de negócio, tornando possível que pessoas ganhem a vida com seus conhecimentos.
Por exemplo, uma pessoa que tem muito conhecimento em economia pode planejar o conteúdo, gravar videoaulas e colocar esse curso no ar, cobrando um valor por isso.
Benefícios dos cursos livres
Existem vários motivos para se investir em um curso livre, especialmente em EAD:
Cursos livres EAD
Um dos motivos que ajudou o crescimento dos cursos livres no Brasil foi exatamente a modalidade EAD. O ensino a distância forneceu uma outra maneira, ainda mais simples, de pessoas montarem seus cursos livres e colocarem no ar.
As tecnologias para o ensino a distância, como as plataformas LMS, são aliadas importantíssimas no EAD e, hoje, são muito utilizadas para cursos livres. Além de todas as vantagens já citadas, o EAD ainda proporciona novas oportunidades para que pessoas que possuem a rotina corrida, por exemplo, procurem novos aprendizados.
Em 2015, um levantamento feito pelo Censo EAD Brasil estimou que cerca de 3,9 milhões de pessoas cursavam algum curso livre na modalidade a distância e, com certeza, nos últimos 5 anos esse número cresceu expressivamente.
Como montar um curso livre?
Se você está pensando em investir em cursos livres, veja algumas dicas importantes para colocar seu curso no ar:
E claro, não se esqueça de investir em um bom plano de marketing digital para que o conteúdo dos seus cursos livres chegue nas pessoas certas!