Entenda mais sobre o conceito e confira algumas dicas de como fazer um bom networking.
O networking consiste em fomentar uma rede de contatos profissionais que podem contribuir para o seu crescimento profissional de alguma maneira.
Essa estratégia é eficiente para a troca de experiências, conselhos, conhecimentos e indicações, gerando um relacionamento de confiança e coleguismo.
Se você deseja ser lembrado e considerado para oportunidades importantes na carreira profissional, alimentar sua rede de contatos é fundamental.
Por isso, o networking é tão importante, pois faz com que as pessoas tenham você em mente em boas ocasiões.
Existem algumas dicas para fazer um bom networking, que seja centrado, contributivo e que não torne você uma pessoa cansativa. Ninguém gosta de pessoas que só aparecem quando precisam de um favor, certo?
Continue a leitura e confira 5 dicas para fazer um bom networking.
Se você está procurando oportunidades na sua área de atuação, ou se está fazendo uma transição de carreira, é importante direcionar a escolha da sua rede de contatos.
Por isso, definir seus objetivos com o networking é bem importante. Entenda o que você quer alcançar ao criar essa rede de relacionamento, isso facilitará todo o processo.
Almoços executivos, conferências e eventos da sua área de atuação são ótimas oportunidades de construir novos relacionamentos e compartilhar experiências.
Assim, procure estar antenado aos eventos da sua rede de contatos, buscando sempre fortalecer seu networking com pessoas diferentes.
Mesmo tendo o seu público-alvo em mente ao fazer networking, é sempre importante pensar que pessoas diferentes oferecem oportunidades diferentes.
Dessa forma, também é importante buscar contatos fora da sua área de atuação, de diversos níveis hierárquicos. Isso é importante para expandir seu repertório de conhecimentos.
Profissionais que só enxergam suas próprias necessidades na hora de fazer networking podem não ser bem-vistos pela comunidade. Por isso, esteja sempre disposto a ajudar seus contatos, da mesma forma que você espera que eles contribuam com você.
Isso é importante para que as pessoas não criem uma visão negativa de você e evitem seu contato.
Mantenha-se atualizado quanto às novidades da sua área de atuação e, quando possível, demonstre o que você tem aprendido.
Seja em blogs, fóruns de cursos da área, redes profissionais - como o LinkedIn - ou em qualquer outro meio, procure sempre alimentar a discussão, trazendo suas opiniões e ideias para seus colegas de profissão.
Isso também pode te colocar no radar para pessoas em posições hierárquicas mais altas nas empresas.
Neste artigo, vimos que fazer um bom networking é fundamental para conquistar boas oportunidades e manter sua rede de contatos aquecida.
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