Gatilho mental do inimigo comum: como utilizar a favor do seu negócio?

Terça, 3 de setembro de 2024

O que é o gatilho mental do inimigo comum? 

Nós temos mais facilidade em nos identificar com pessoas que têm as mesmas opiniões e comportamentos que nós. Ao formarmos laços fortes com essas pessoas, também temos mais facilidade em “tomar as dores” delas em muitos momentos, concorda? 

O gatilho mental do inimigo comum funciona por meio dessa premissa. Com ele, é possível criar uma ligação entre o seu negócio e o seu cliente por meio deste problema em comum que vocês partilham. 

O inimigo em comum pode ser uma instituição, uma pessoa, um problema do dia a dia ou qualquer outro aspecto que cause alguma dor ao cliente de alguma maneira.

Utilizar este gatilho de forma correta em sua comunicação pode auxiliar seu negócio a:

  • criar um relacionamento sólido e duradouro com o cliente;
  • melhorar o engajamento do seu público;
  • potencializar as vendas;
  • acelerar o processo de tomada de decisão do cliente.

Como utilizar o gatilho mental do inimigo comum em sua comunicação? 

Entenda como aplicar o conceito do gatilho mental do inimigo comum em suas vendas com 3 dicas simples. 

Confira.

 

  • Estude a sua persona 

 

Para qualquer bom planejamento estratégico de marketing, conhecer a persona do negócio é um ponto-chave. É muito difícil montar um planejamento sério sem saber para quem estamos falando.

Por isso, faça um estudo aprofundado da sua persona, entenda quais são seus hábitos, seus objetivos, e, claro, suas dores e desejos. Isso é fundamental para construir uma boa estratégia para trabalhar bem o gatilho do inimigo em comum.

 

  • Escolha um inimigo comum com o seu cliente 

 

Entenda quem é o vilão em comum da história. Qual é o problema chave que você e seu cliente precisam resolver?

A depender do seu nicho, é possível utilizar diferentes abordagens por meio do gatilho do inimigo em comum. Dessa forma, como dito anteriormente, é preciso conhecer bem sua persona e as soluções que seu negócio oferece. 

 

  • Aja como um aliado

 

Para utilizar o gatilho mental do inimigo em comum com louvor, é preciso se comprometer a realmente ajudar o seu consumidor a resolver o problema. 

Dessa forma, além de palavras e promessas, entregue ações concretas e coerentes com a sua proposta. Mostre ao seu cliente que seu negócio está realmente engajado em solucionar a dor dele!

Como vimos, o gatilho mental do inimigo em comum pode ser muito útil como uma estratégia de atração e conversão de consumidores se utilizado da forma correta.

Gostou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!