O gatilho do compromisso e coerência tem como base a premissa de que as pessoas tendem a honrar compromissos firmados por elas mesmas anteriormente. Elas tendem a agir de maneira harmônica com suas palavras e ações anteriores.
Isso acontece porque, em geral, como dito, o ser humano deseja parecer coerente em todas suas atitudes e ações. Ser pego em contradição, nesse sentido, é correr o risco de ser incoerente.
Quer saber como usar o gatilho mental do compromisso e coerência a favor do seu negócio? Confira 3 dicas importantes!
Com essa técnica, é possível incentivar o seu cliente a obter a amostra gratuita como uma forma de compromisso, além de expressar reciprocidade da sua parte em entregar um conteúdo de qualidade a ele.
Ao receber a amostra gratuita, o cliente poderá analisar o produto com calma e ficará mais propenso a adquirir o produto pelo seu comprometimento em oferecer uma prévia do que ele pode ganhar com a compra.
Em geral, o cliente deve ter alguma razão para ter lhe escolhido em meio a tantas outras opões do mercado. Na hora de fazer a negociação, uma boa estratégia é perguntar ao cliente quais foram as razões que o levaram a escolher sua marca.
De forma inconsciente, isso pode ajudá-lo a se comprometer com a escolha inicial de optar pelo seu negócio para determinado produto ou serviço.
Essa dica diz respeito ao simples ato de iniciar seu cliente com pequenos passos. Se você já começa oferecendo seu produto de maior valor, é possível que seu cliente fique assustado e não retorne ao seu empreendimento futuramente.
Por isso, dê a chance de começar devagar com seus potenciais consumidores, ofereça amostras grátis, se possível, e o ambiente ao seu negócio.
Alguns exemplos de chamadas com o gatilho mental de compromisso e coerência incluem:
E aí, já sabe como utilizar o gatilho mental de compromisso e coerência em suas vendas? Essa estratégia pode auxiliar bastante seu negócio a impulsionar vendas e gerar um bom relacionamento com seus clientes!
Gostou deste conteúdo? Nos conte nas redes sociais!