EAD corporativo

Quarta, 3 de junho de 2020  .  Leitura: 2 minutos

Você já ouviu falar em EAD corporativo? Toda empresa, para crescer de forma sustentável, precisa investir no treinamento e desenvolvimento de colaboradores, porém, no Brasil, os números relacionados a T&D ainda são bem menores que a média de outros países. Uma das teorias que explicam o baixo investimento em treinamento corporativo é o alto valor de investimento que eles requerem, porém, soluções tecnológicas são cada vez mais utilizadas, não só para reduzir custos, mas também oferecer treinamentos de melhor qualidade.

É nesse ponto que entra o EAD corporativo. Quer saber um pouco mais sobre como levar o EAD para dentro da sua empresa? leia neste artigo.

 

Por que investir em treinamento e desenvolvimento corporativo?

Apostar em treinamentos é uma das formas mais efetivas de manter colaboradores atualizados com as melhores ferramentas e práticas do mercado. Além disso, investir não só em treinamento técnico, mas também o desenvolvimento constante dos colaboradores aumenta o engajamento e a identificação deles com sua marca.

Outra vantagem dos treinamentos é manter as equipes alinhadas sempre, promovendo a comunicação e o fluxo mais fluido de atividades. 

Treinamentos, porém, podem ser complexos, demandar muito tempo e custarem caro. Por isso grande parte das empresas estão investindo no EAD corporativo. O EAD corporativo, hoje, é um excelente aliado para garantir não só essas vantagens dentro das empresas, mas muitas outras. 

Vantagens do EAD corporativo.

Além da já tão falada economia, o EAD corporativo também apresenta diversas outras vantagens interessantes tanto para empresas quanto para os colaboradores. Algumas delas são:

Aumento do engajamento.

Treinamentos em EAD corporativo promovem um maior engajamento daqueles que participam dele. Em geral, as ferramentas tecnológicas são muito mais atrativas e tornam o ensino mais eficiente e mais agradável.

Colaborador protagonista.

E claro, uma das maiores vantagens do EAD corporativo é o fato de que o colaborador é protagonista no próprio ensino. Diferente do treinamento tradicional, no qual todos se juntam no mesmo lugar e na mesma hora, os treinamentos EAD permitem que cada um assista e aprenda no seu próprio ritmo.

Ferramentas inovadoras.

Ferramentas como gamification e videoaulas fornecem ainda mais opções para o EAD corporativo, que além de melhorar o engajamento, favorece a retenção do conhecimento.

Conteúdo personalizado.

Por último, cada colaborador, dependendo da área, precisa de um treinamento específico, certo? Por meio de plataformas de EAD corporativo é muito mais fácil personalizar os conteúdos para pessoas específicas, fazendo com que o conteúdo certo chegue até as pessoas certas.

 

Tendências para o EAD corporativo.

E quais são as principais tendências para o EAD corporativo?

Uma das principais delas é o microlearning. Ele diz respeito a uma forma de passar conhecimento que consiste em dividir as informações em pequenos blocos, facilitando o aprendizado e aumentando a retenção das informações. Também, como já foi citado nesse artigo, o gamification é uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia no EAD corporativo e tradicional. Essa técnica estimula a competição amigável e o crescimento constante, com isso, aumenta o engajamento dos colaboradores com os cursos e o aprendizado.

E claro, as plataformas LMS são essenciais para que todos esses recursos funcionem de forma integrada, sempre possibilitando uma excelente experiência dos usuários.

 

 

Palavras-chave: desenvolvimento corporativo, EAD corporativo, microlearning, LMS