Confira 6 atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas à distância

Terça, 5 de dezembro de 2023

Como utilizar novas atividades pedagógicas para atrair o interesse dos alunos? 

Os tutores têm uma ampla rede de possibilidades na hora de pensar a criação de conteúdo para o ensino à distância. Seja por meio de games, redes sociais ou plataformas colaborativas, é possível usar a criatividade para inserir os alunos no contexto do conteúdo a ser ensinado. 

Facebook, Twitter, Instagram e TikTok podem ser utilizados pelos professores para integrar os estudantes e facilitar sua aprendizagem em um meio familiar e divertido para eles.

Confira algumas atividades pedagógicas inovadoras utilizadas por professores de diversas áreas do conhecimento. 

6 atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas à distância

Entenda como professores inovaram seus métodos de ensino utilizando as ferramentas disponíveis para auxiliar seus alunos.

Acompanhe.

 

  • Vídeos gravados no TikTok e Instagram podem ajudar aluno a fixar conteúdo de história

 

O professor Andrew Kozlowsky, docente de história da Escola de Ensino Médio Quince Orchard, em Gaithersburg, nos Estados Unidos, inovou ao utilizar o TikTok para incentivar seus alunos a engajarem com a matéria. 

Kozlowsky permitiu que suas turmas utilizassem a plataforma para gravarem vídeos sobre a Guerra Civil Americana de forma a fixar o conteúdo repassado na matéria. Os alunos também poderiam utilizar o Instagram para a atividade. 

Leia mais. 

 

  • Alunos usam redes sociais para criar próprio livro didático de geografia

 

No Colégio Estadual Ribeiro de Avellar, em Paty do Alferes (RJ), o professor Allan da Silva promoveu uma atividade para que seus alunos criasse seus próprios livros paradidáticos. Os estudantes utilizaram o Facebook e o WhatsApp para compartilhar informações e escrever a publicação. 

Leia mais. 

 

  • Professores de matemática apostam no WhatsApp para ensinar equações

 

Os professores Rafael Costa e Leandro Nascimento, da cidade de Duque de Caxias (RJ), encontraram uma nova forma de ensinar a matemática para seus alunos. 

Os dois apostaram no uso do WhatsApp como ferramenta colaborativa, desenvolvendo um projeto utilizando para o ensino de equações do 1º grau por meio do aplicativo. A novidade foi aplicada para as turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Leia mais. 

 

  • Círculo de cultura usado em ambiente virtual para discutir fake news

 

O círculo de cultura (CC) é uma proposta de intervenção social incentivada por Paulo Freire, que pensa a conversação como forma de promover a aprendizagem significativa. É uma ferramenta importante, que pode ser aplicada em ambientes virtuais de aprendizagem formais, como Moodle, ou nas redes sociais, como WhatsApp, Facebook ou Skype.

Leia mais. 

 

  • Alunos podem produzir jornal gratuitamente

 

Que tal criar seu próprio jornal? O site Escola em Pauta oferece ferramentas para que alunos da rede pública ou particular possam criar seu próprio jornal de forma gratuita. A plataforma ainda também oferece tutoriais educativos para a criação de pautas, entrevistas e matérias. 

Leia mais.

 

  • Engajamento, criatividade e colaboração são benefícios do Minecraft

 

Os jogos podem ser utilizados para incentivar o aprendizado na gamificação. O Minecraft é um jogo que permite a criação de “mundos” a partir de blocos que se encaixam e se sobrepõem. Professores de história e física trazem insights sobre como aplicam o game de forma educativa para seus estudantes. 

Leia mais.

Gostou de saber mais sobre algumas atividades pedagógicas aplicadas por professores no ensino à distância? Compartilhe suas impressões conosco em nossas redes sociais!